Postagens

2 de dez. de 2016

Rosquinha de ovos da minha avó

Minha avó fazia essas rosquinhas todo ano na época do natal. Tenho lembranças maravilhosas dela fazendo a massa e de todas nós ajudando, minha mãe, tias, primas e eu.
Esse ano resolvemos lembrar desses momentos, fazendo novamente a receita das rosquinhas da vó. Eu fiz a massa e junto com minha mãe, minhas tias, Mercedes e Lourdes e minha prima Cleide demos forma às rosquinhas e recordamos um pouco de momentos vividos com nossa amada vó Sabina. 
Obs.: Tudo sob a supervisão da tia Joaquina!
Compartilho com vocês essa receita, recheada de boas lembranças! 

Rosquinha de ovos da minha avó

Ingredientes
100 gramas de fermento para pão
12 ovos batidos
2 xícaras (chá) + 1 colher (sopa) de açúcar
2 xícaras (chá) de óleo
Farinha de trigo até dar ponto
Para pincelar e polvilhar
2 gemas com um pouco de óleo
½ xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo
Desmanche o fermento em uma colher (sopa) de açúcar, acrescente um pouco de água morna e deixe crescer em vasilha tampada, fica parecendo uma esponja (entre 10 e 15 minutos). Acrescente os ovos, o óleo e as duas xícaras (chá) de açúcar. Misture e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Quando estiver quase no ponto de sovar, despeje a massa sob uma superfície enfarinhada, vá misturando com as mãos. Continue acrescentando a farinha até a massa desgrudar das mãos. Sove muito bem a massa e coloque para crescer em vasilha tampada e enrole em um pano de mesa, procure deixar a massa crescendo em local mais quente.
Aproximadamente 1 hora depois a massa praticamente dobra e você começa a enrolar as rosquinhas.
Você pode dar a forma que mais lhe agrada, em casa gostamos de enrolar a massa como nhoque, dobramos no meio e torcemos as duas pontas juntas, ou enrola a massa como nhoque e fecha a rosquinha passando uma ponta por baixo e a outra por cima.
Deixe as rosquinhas crescerem por aproximadamente 30 minutos e leve ao forno. Quando estiverem coradas, quase prontas, tire do forno, pincele a gema com um pouco de óleo e polvilhe o açúcar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário